Tibau/RN

Caracterização

Instalação: 01/01/1997
Gentílico: tibauense
Populacao(2014): 3.978
Área: 169,20 Km2
Densidade Demográfica: 23,50/Km2
IDH(2013): 0,635

Mapa

Rua do Pargo, 76 - Centro

Mesorregião: Oeste Potiguar
Microrregião: Mossoro
Distância da Capital: 250,00 Km
Altitude: 5,00m

Horário de Atendimento

08:00 às 14:00 horas

Contato

Telefone: (84) 3326-2228
Fax: (84) 3326-2228
Email: pmtibau@gmail.com

Destaques

História

MUNICÍPIO DE TIBAU

Tibau, às vezes referido como Tibau do Norte, é um município brasileiro, localizado na extremidade setentrional do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente ao Polo Costa Branca, à Mesorregião do Oeste Potiguar e à Microrregião de Mossoró, localiza-se a noroeste de Natal, capital do estado, distando desta 328 quilômetros. Ocupa uma área de 162,402 km², sendo que 0,3682 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2011 em 3 725 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 138º mais populoso do estado e último de sua microrregião.

A sede tem uma temperatura média anual de 27,3°C e na vegetação do município há a predominância das florestas subcadacifólias, tabuleiros litorâneos e os manguezais. Sua taxa de urbanização é de 76,89%, classificando Tibau como o 43º município mais urbanizado do estado. Com apenas dois estabelecimentos de saúde (2009), o IDH do município é de 0,678 (2000), considerado médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sendo o 26º maior do Rio Grande do Norte o 3 344° do país.

Tibau foi emancipada de Grossos na década de 1990 (22/12/1995) conforme a Lei Estadual n° 6.840 de 22/12/1995. O nome do município deve-se ao fato de estar localizada entre os rios Jaguaribe e Mossoró. Já a etimologia do topônimo, segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, é originária do tupi, através junção de ti + paum, que significa "entre dois rios".
 

ETIMOLOGIA
 
Até os dias atuais, a origem do topônimo "Tibau" se constitui em uma tarefa difícil, principalmente por causa da ausência de um esclarecimento definitivo por estudiosos. Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, a origem do topônimo "Tibau" vem do tupi, pela junção de ti + paum, cujo significado quer dizer "entre dois rios". Tibau é um município localizado entre os Rios Jaguaribe e Mossoró.

Os historiadores Vingt-Un e Hélio Galvão, em suas pesquisas, conseguiram descobrir e divulgar a circunstância de que, para chegar a Tibau do Norte e a Tibau do Sul, era necessário passar por um pernambuquinho. No decorrer do século XX, existia, além do distrito de Tibau, um outro distrito de mesmo nome, anexado ao município de Goianinha, no litoral sul potiguar. Com o passar dos tempos, esse distrito goianiense sofreu uma alteração em seu nome, de "Tibau" para "Tibau do Sul", para diferenciar do distrito de Tibau, localizado no extremo norte do estado do Rio Grande do Norte, até depois ser elevado à categoria de município, em 3 de abril de 1963, com o nome de Tibau do Sul, nomenclatura que mantém até os dias atuais.
 

HISTÓRIA

A história do município de Tibau começa em meados do século XVII, mais especificamente no mês de fevereiro do ano de 1641, quando foi descoberta pelo navegador holandês Gideon Morris de Jorge, durante o período das invasões holandesas no Brasil. Devido à existência de salinas no local e à diversificação da cor de areias, o local foi batizado de "Morro Vermelho", que era a coloração predominante local.

No dia 5 de julho de 1708, o capitão-mor do Rio Grande do Norte, Sebastião Nunes Colares, doou a Gonçalo da Costa Faleiro uma sesmaria, que era formada por uma vasta extensão de terra. De acordo com o historiador Luís da Câmara Cascudo, notório experiente da cultura potiguar, Gonçalo Faleiro, antes de receber essa sesmaria do capitão-mor potiguar, teria relatado ao rei de Portugal a difícil situação que estava sendo vivida pela Capitania do Rio Grande, devido à principalmente a um conflito compreendido durante treze anos (de 1687 a 1700): a Guerra dos Bárbaros. Essa guerra faz referência aos conflitos, rebeliões e confrontos envolvendo os colonizadores portugueses e várias etnias indígenas tapuias, que aconteceram nas capitanias do nordeste do Brasil.

Devido às belezas naturais existentes na região onde se localizavam e ainda se localizam Tibau e Grossos, estes foram alvos de disputa entre os estados do Rio Grande do Norte e o Ceará, até que, algum tempo depois, a Assembleia Legislativa do Ceará, com sede em Fortaleza, decidiu pelo anexo de Grossos ao território cearense, junto com os distritos de Grossos e Tibau, que formavam o município. Três anos depois, Rui Barbosa, jurista e Senador da República, foi convidado para a defesa dos direitos do Rio Grande do Norte. Após anos de batalha, Ruy Barbosa garantiu a vitória do estado potiguar, que foi definitiva em 17 de julho de 1920. Algum tempo depois, o povoado de Tibau começou a experimentar sinais de crescimento. Dois anos depois, em 5 de novembro de 1922, ocorreu, pela primeira vez, a celebração de uma missa na comunidade, presidida pelo padre Manoel Gadelha.

Com o forte apelo turístico que o povoado de Tibau ia alcançando cada vez mais, o distrito foi adquirindo características de uma cidade, especialmente após o povoado ter chegado à condição de distrito, em 23 de dezembro de 1948. Quase 47 anos depois, o distrito de Tibau, que havia sido criado e anexado a Areia Branca e depois anexado ao município de Grossos com a emancipação deste do município de Areia Branca, o distrito conseguiu finalmente sua autonomia política, desmembrando-se assim do município de Grossos e tornando-se novo e mais setentrional município do Rio Grande do Norte. Em 1997, o município foi oficialmente instalado, com a eleição e posse do primeiro prefeito, Sidrônio Freire da Silva.

GEOGRAFIA 

O município de Tibau está atualmente localizado no estado do Rio Grande do Norte, pertencente à Mesorregião do Oeste Potiguar, que se divide em sete microrregiões, sendo que a microrregião à qual o município pertencente é a Microrregião de Mossoró, a mais setentrional do estado e que engloba seis municípios: Areia Branca, Baraúna, Grossos, Mossoró, Serra do Mel e Tibau. Situa-se a uma latitude 04º 50' 14" S e 37º 15' 09" W, e a uma distância de 328 quilômetros da capital potiguar. 

A área do município é de 162,402 km², o que corresponde a 0,3076% do território potiguar, 0,0104 do território nordestino e 0,0019% do país.[13] Seus municípios limítrofes são o Oceano Atlântico e Icapuí (Ceará) a norte, Mossoró a sul, Grossos e novamente o Oceano Atlântico a leste e novamente Mossoró e Icapuí a oeste.

FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tibau