Município de Tibau já pode firmar convênios e parcerias com o Governo Federal

Firmar convênios e parcerias para a captação de recursos do âmbito federal que se tornará em benefícios para a população está incluído no plano de governo do prefeito Josinaldo Marques, “Naldinho” (PSD).

Prefeito Naldinho
Para a efetivação destes convênios com o governo federal, faz-se necessário cumprir uma série de requisitos e aqueles gestores municipais que não executam o passo-a-passo, terminam incluindo seus municípios na lista dos inadimplentes com a União.
Buscando consolidar sua gestão que está focada no desenvolvimento do município, o prefeito Naldinho recebeu hoje (27), a informação de que a Prefeitura de Tibau conseguiu com árduo sacrifício a certificação da exclusão no Cadastro Único de Convênios (CAUC), passando então a prefeitura à condição de apta ao recebimento de recursos provenientes do Governo Federal. “É mais uma conquista da nossa gestão, agradeço o empenho e determinação de todos os funcionários que conseguiram o feito”, comemorou o prefeito.
O município listava entre os inadimplentes com o Governo Federal há anos, estando por um longo período impedido firmar parcerias e de receber verbas oriundas dos cofres União.
“Hoje graças a Deus mais uma conquista muito importante em nossa administração. Enfim, o município saiu do Cauc após vários anos. Esperamos que os benefícios sejam muitos no âmbito federal, já que agora possuímos a certidão em mãos”, ressaltou Naldinho.

O que é o CAUC
CAUC é a sigla do Cadastro Único de Convênio que reúne e consolida todas as responsabilidades dos Estados e Municípios perante o Governo Federal. É alimentado por diversos órgãos diariamente e basta que haja um atraso na prestação de contas de um convenio ou no pagamento do INSS para que o município fique impedido de receber verbas federais, sejam elas a fundo perdido, ou até mesmo decorrente de operações de crédito.
No cadastro, são avaliados 14 pontos que passam pelas obrigações de adimplência financeira, de transparência e constitucionais e pelas prestações de contas de convênios.