Município de Tibau participará do Cinturão Turístico do RN


Tibau, participará do “Cinturão Turístico” do Estado, o projeto tem como objetivo é orientar os prefeitos e secretários de saúde destes municípios nas atividades previstas dentro do Plano Operativo Estadual de Ações de Saúde na Copa, como ações de prevenção de violências, exploração sexual e DST/Aids, além de promover, entre os profissionais de saúde, o aumento da notificação de doenças. De acordo com Stella Leal, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, um dos principais focos da reunião é organizar o esquema de vacinação dos profissionais da linha de frente do turismo, que trabalham em hotéis, bares, restaurantes e boates, bem como os bugueiros.

Estes trabalhadores receberão doses da vacina Tríplice Viral, que imuniza contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola. “A nossa expectativa é iniciar a vacinação em março e prosseguir até meados de maio. Nós precisamos do apoio dos municípios para operacionalizar todas estas ações de prevenção, por isso convocamos esta reunião”, explicou Stella Leal. De acordo com a subcoordenadora, os municípios que compõem o Cinturão Turístico já vinham sendo trabalhados em outras ações pela Vigilância Sanitária (SUVISA) do Estado.

Os municípios foram escolhidos por possuir um maior fluxo de circulação de turistas ou estarem próximos do litoral, os 17 municípios que fazem parte do Cinturão Turístico são: Nísia Floresta, Canguaretama, Baía Formosa, Tibau do Sul, Mossoró, Tibau, Touros, São Miguel do Gostoso, Galinhos, Maxaranguape, Rio do Fogo, Santa Cruz, Natal, Ceará-Mirim, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz. 

Fonte: Governo do RN