Campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama começa nesta quarta-feira, dia 1.º


O mês de outubro começa nesta quarta-feira e com ele mais um ano da campanha Outubro Rosa. Desde 2008, o Brasil adere a este movimento que tem como foco chamar a atenção das mulheres para a importância do exame que detecta o câncer de mama. A doença é a segunda causa de mortes no país.

Esta campanha começou nos Estados Unidos em 1990 e tem alcance mundial. No Brasil, monumentos importantes, como o Cristo Redentor e o Congresso Nacional, recebem uma iluminação especial com a cor da campanha.

O slogan deste ano é “Acenda sua consciência”, exatamente referindo-se a importância do diagnóstico precoce.  A campanha também tem como símbolo um laço rosa. O movimento prevê ações durante todo o mês em vários Municípios brasileiros.

Para evitar mortes


Quanto mais cedo a mulher diagnostica o câncer de mama, maiores são chances de cura. Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de São Paulo mostrou que a detecção do câncer de mama em estágios mais avançados foi observada em 45,8% das pacientes brasileiras, enquanto as norte-americanas somavam apenas 8,4%. É preciso mudar essa cultura e incentivar o exame.

Você também pode procurar a Equipe de Saúde da Família na Unidade do PSF Maria Irismar Nolasco, que fica localizada na Rua da Lagosta, Centro - Tibau. Mais também podem ser obtidas pelo telefone: (84) 3326-2524.