Secretaria Municipal de Saúde realiza palestra sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero

A Prefeitura Municipal de Tibau, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 30, realizou palestra de conscientização sobre o câncer de mama, ministrada pelo médico Netinho e as enfermeiras Cinara e Adriana, no posto PSF Maria Nolasco.

O palestrante ressaltou pontos importantes que precisão de atenção por parte da mulher, como exame de prevenção, ultrassonografia mamaria, dentre outros. “O câncer de mama é a neoplasia mais frequente na mulher brasileira, atingindo-a preferencialmente após os 40 anos de idade, e por isso, requer atenção redobrada e especial”, ressaltou o médico Netinho.

Destacou ainda, que o câncer de colo uterino é um conjunto de várias doenças e não apenas uma única doença, que causa modificações. Com isso, gera um desordenado crescimento celular não controlado pelo organismo e com consequência compromete o tecido do colo interino.

Já o enfermeiro José Lucas, destacou que os sintomas do câncer de mama são palpáveis. O autoexame permite sentir a presença do nódulo – caroço -, no seio. “A secreção no mamilo e nódulos na axila, servem como sinais de alerta”, diz o enfermeiro. José Lucas ressaltou para as mulheres que quando mais precoce for o diagnóstico, maiores e melhores são as chances de vencer a batalha contra o câncer.

O objetivo da palestra, foi mostrar para as mulheres, a importância de se realizar o exame de prevenção, como detectar logo no início e, também, a realização do autoexame das mamas, ensinando a própria mulher a realizar o toque.

Nesta sexta-feira, 31, será realizada uma caminha do “Outubro Rosa”, saindo do PSF a partir das 8h.