Operação Verão Potiguar 2015 é lançada pela Governadora Rosalba Ciarlini


A Governadora Rosalba Ciarlini e a cúpula da segurança pública do Rio Grande do Norte lançaram na tarde desta quarta-feira (10) a Operação Verão 2015, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na Escola de Governo, no Centro Administrativo. Na ocasião, também foi lançada a Operação Turista Mais Seguro, uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH) e Secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social.

A Operação Verão Potiguar será iniciada na próxima sexta (12) e encerrada após o Carnaval, em 2015. Serão mobilizados, para a iniciativa conjunta, os Comandos do Policiamento Metropolitano, do Interior e Rodoviário Estadual, com ação da Rocam, cavalaria da Polícia Militar, câmeras de monitoramento, blitzen educativas sobre a relação uso de álcool e direção, entre outros. A finalidade de operação é regular e orientar as atividades de policiamento ostensivo e de trânsito.

No interior, serão mobilizados os batalhões da PM de Nova Cruz, Mossoró, Macau e João Câmara. A Polícia Civil apoiará a operação com os setores de repressão aos narcóticos (Denarc), furtos (Defur), crimes contra o meio ambiente (Deprema), de furtos de veículos (Deprov), de apoio ao turista (Deatur), de homicídios (Dehom), de atendimento à mulher (Deam), para os ilícitos que ocorrerem em toda a cobertura dos 410 km de litoral potiguar.

O Corpo de Bombeiros disponibilizará 60 guarda-vidas e mais 60 oriundos do Grupamento de Busca e Salvamento da Força Nacional de Segurança Pública, que se dividirão entre oficiais de praia, fiscal de praia e motoristas. Um das novidades para o veraneio 2014/2015 é a disponibilização do disque-denúncia integrado com o aplicativo WatsApp da Sesed para registrar denúncias de crimes pelo número 8149-9906.

A Governadora Rosalba Ciarlini enfatizou a importância da operação levando em consideração as melhorias que a segurança pública recebeu nos últimos meses. “A Operação Verão é uma garantia a mais que os nossos cidadãos e turistas terão durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, período de férias e de aumento de movimento nas praias. Trabalhamos muito durante esse ano para aumentar a sensação de segurança e, como exemplo, ampliamos a cobertura de monitoramento por câmeras de 22 para 160, da quais 60 ainda estão em fase de testes. Tudo isso faz parte de um pacote de R$ 100 milhões que conseguimos junto ao Governo Federal, por meio do PAC Copa, e mais R$ 60 milhões de recursos próprios utilizados para aquisição de carros e equipamentos necessários para o pleno funcionamento da Polícia”.

O secretário de Segurança, general Elieser Girão, também ressaltou o reforço estrutural da Polícia Militar como parte essencial de uma Operação bem montada. “Desde que assumi o cargo, há nove meses, os meios tecnológicos da segurança pública aumentaram muito, não apenas de câmeras de vigilância, mas a operação do Samu integrado conosco, mais veículos, capacitação, lei de promoção das Praças. Isso é importante porque, acima de tudo, valoriza os nossos policiais”, encerrou.

A Operação Verão 2015 tem a participação das Polícias Militar e Civil, Policia Rodoviária Federal, Itep, Setur, Detran, Corpo de Bombeiros, Força Nacional, Ministério Público e Marinha do Brasil (Capitania do Portos).

Fonte: ASSECOM/RN