Prefeito de Tibau faz balanço de gestão e aponta futuro promissor


O prefeito Josinaldo Marcos de Souza (PSD), "Naldinho", fez a leitura da mensagem anual do seu governo, às 9h30 de hoje na Câmara Municipal do Tibau. Ele fez balanço dos primeiros dois anos de gestão, além de adiantar projetos e obras agendadas para este ano.

"Nessa primeira fase, a principal tarefa era conseguir ficar de pé, obter o equilíbrio, resgatar a confiança e mexer com a autoestima do nosso povo. O passo seguinte foi garantir o mínimo de condições de funcionamento da municipalidade e dos serviços públicos", declarou ele da tribuna da Casa, diante de galerias lotadas por populares, servidores públicos e auxiliares.

Segundo ele, sua administração conseguiu tirar Tibau da inadimplência que se arrastava há anos, além de assegurar dignidade a servidores públicos, mantendo pagamento em dia de folha de pessoal e fornecedores, algo raro nos mais de 5.500 municípios brasileiros.


Veja abaixo resumo de realizações do Governo, conforme relato do prefeito:

"Implantamos o laboratório de prótese dentária (com produção de dezenas de peças/mês);

Transformamos a Unidade Básica de Saúde da Gangorra em Unidade Escola, em convênio com a Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do RN (UERN), recebendo médicos, professores, doutores e estudantes de Medicina;

Compramos uma ambulância e abrimos licitação para aquisição de outra nas próximas semanas;

Foram comprados tabletes e câmeras fotográficas para todos os agentes comunitários de saúde, tornando seu trabalho mais ágil e com reforço de base documental;

Informatizamos todo o serviço de Saúde Pública do Município. Além disso, equipe dessa pasta estará em São Paulo-SP conhecendo o sistema digital da Secretaria de Saúde de São Paulo, para tomar ciência de avanços e aspectos técnicos que possam ser utilizados em Tibau;

Implantamos o Serviço de Vigilância Sanitária; adquirimos duas motos para o mesmo setor;

Compramos e equipamos o Serviço de Vigilância Epidemiológica;

Houve instalação da Ouvidoria e Auditoria da Saúde Pública Municipal;

Computadores, impressora, condicionador de ar e equipamentos acessórios foram comprados para o “Qualifar SUS”, dando significativo suporte à Farmácia Básica do Município;

Triplicamos a compra de medicamentos e material médico-hospitalar;

Licitamos duas clínicas para realização de exames especializados;

Dobramos o número de profissionais médicos no hospital, como também PSF e Ambulatório".

Para 2015, o prefeito apontou as prioridades de sua gestão:

"Vamos inaugurar o Centro Administrativo ainda no primeiro semestre, empreendimento que vai possibilitar melhor estrutura, economia e funcionalidade ao serviço público municipal

Tibau também vai testemunhar a conclusão da primeira etapa de urbanização da Praia das Emanoelas, com recursos próprios.

Vamos avançar no atendimento a exigências legais e requisitos técnicos, que possibilitem o município a unir progresso com sustentabilidade, respeitando a natureza e suas belezas naturais.

Contrataremos uma equipe multidisciplinar com engenheiros, ambientalistas, arquitetos e outros profissionais, para elaboração do Projeto de Urbanização da Orla Marítima, tendo à frente o renomado arquiteto Eduardo Falcão. Esse profissional trabalhou nos mais importantes projetos de urbanização e modernização de equipamentos públicos em Mossoró. Reside em Tibau e certamente será um diferencial sua paixão por nossa terra.

Faremos a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde, permitindo que Tibau tenha agora duas equipes do Programa Saúde da Família, atendendo à população em unidades distintas.

Há definido para este ano, outra novidade: vamos ter lançamento e promoção de um Calendário de Eventos e Cultura, para tornar Tibau um destino turístico permanente, e não apenas concentrado no período de veraneio.

Trabalharemos em parceria com a iniciativa privada e convênios com Estado e Governo Federal, para que através desse Calendário de Eventos e Cultura possamos aumentar o meio circulante (estimulando emprego e renda) e vendermos a “marca” Tibau.

Vamos equipar e instalar poço na comunidade de Lagoa de Salsa, além de instalarmos poço no Assentamento Vila Nova.


Temos como meta a construção de Ginásio Poliesportivo e viabilização de espaço físico para construção de Estádio de Futebol no Jardim de Alicia.

Faremos considerável melhoria no sistema viário, dando continuidade a um programa de pavimentação que tem mudado a face de Tibau. É o caso da construção de dois desvios para facilitar o fluxo do trânsito.

Essas obras vão melhorar sensivelmente o tráfego de veículos que se deslocam do Ceará e os que se dirigem às nossas praias.

Com especial atenção, o nosso governo prepara o lançamento de um programa que une educação e assistência social. É algo que estamos tratando com enorme carinho, tamanha sua profundidade social.

Essa iniciativa será de suplementação alimentar. Permitirá que o nosso alunado tenha reforço alimentar mesmo nos finais de semana. Essa alimentação terá alto valor proteico e deverá também contemplar famílias inseridas no Bolsa Família.

Outro projeto importante será o Programa Municipal Família Acolhedora, que permitirá a remuneração a famílias que acolham uma criança órfã. Assim, a gente atende a esse menor sem perspectiva e damos um reforço à família que transforma a vida de uma criança.
No campo habitacional, a Prefeitura de Tibau vai construir pelo menos 100 casas populares com recursos próprios.

Já na comunidade de Gado Bravo, a presença da Prefeitura de Tibau será marcante, com três empreendimentos que vão mudar a realidade das pessoas que vivem na área. Faremos uma escola, uma unidade de saúde e uma quadra de esportes.

Estudos estão praticamente concluídos para reforma das praças de Santa Terezinha e da Igreja Católica. São duas obras muito esperadas pela população.

Faremos reforma do Cemitério de Tibau e Gangorra.

Ainda para Gangorra, teremos a pavimentação de ruas e construção de uma quadra de esportes. Esses, a propósitos, são pedidos que ouvimos durante a realização do programa "A prefeitura está aqui", na comunidade.

Está em formatação projeto de criação de Hospital de pequeno porte, que deverá transformar a estrutura de Saúde Pública no município.


Está em fase de conclusão a reforma e ampliação do S.O.S, e meios assegurados para mesmos serviços no PSF Maria Irismar Nolasco e Unidade Básica de Saúde da Gangora".