Tibau sedia o 1º Encontro Regional de Prefeitos da Costa Branca

Prefeitos do Costa Branca
A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), realizou nesta sexta-feira (15) o I Encontro Regional de Prefeitos da Costa Branca, nas dependências da Câmara Municipal de Tibau.

As atividades foram conduzidas pelo presidente da entidade, prefeito mossoroense: Francisco José da Silveira Júnior (PSD), o encontro envolveu mais de dez prefeitos e outros representantes das 18 prefeituras filiadas à Associação dos Municípios da Costa Branca (AMUCOSTA).

Discutiu-se sobre emendas ao Orçamento Geral do Estado (2016), Previdência Própria, consórcios ambientais e outras questões.

A iniciativa da FEMURN ainda vai gerar outros encontros em municípios polos do Rio Grande do Norte.

Prioritariamente, o enfoque é no sentido de que em cada região se faça estudo e produção de propostas (três) por área geopolítica do RN, para emendas ao orçamento. Governo e Assembleia Legislativa sinalizaram no sentido de acatamento da ideia apresentada pela FEMURN. “Não se trata de apresentar algo que é melhor para esse ou aquele município, mas seja representativo e estratégico para aquela região”, exemplificou Francisco José Júnior.

Responsabilidades
Presidente da AMUCOSTA, o prefeito de Tibau: Josinaldo Marcos de Souza (PSD), o “Naldinho”, agradeceu o prestígio da escolha de sua cidade para marcar o encontro. Disse ainda, que era preciso enfrentar as dificuldades com ação. “Nossas responsabilidades continuam crescendo e a receita municipal segue em queda. Não é fácil”, disse ao Blog.

O deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), o “Souza”, representando a Assembleia Legislativa e como parlamentar representante da região, discursou agora pela manhã. Defendeu a união e não a competição entre os municípios.

Parcerias
Segundo ele, o momento é de muita dificuldade e parcerias e projetos comuns podem atenuar os efeitos dessa crise. “Sou municipalista, fui vereador, vice-prefeito duas vezes e prefeito duas vezes (Areia Branca). Sei bem como é a realidade no município”, destacou.

Francisco José Júnior quer realizar mais cinco encontros até meados do segundo semestre, “para inovarmos com propostas ao Orçamento Participativo do Estado, pensando em projetos macro e não pontuais”, comentou .

Palestras
representante do Instituto Brasileiro de Atuária, consultor Túlio Pinheiro Carvalho, que Ministrou uma palestra sobre Regime Próprio de Previdência Social como alternativa à gestão financeira do município , seguindo a finalidade dos encontros de dar subsídios aos gestores.

O I Encontro Regional, contou ainda com a palestra sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos, ministrada por José Carneiro Filho, engenheiro civil, consultor, mestre em Estratégia e Administração Logística e doutorando em Saneamento pela Universidade Federal do Ceará.

Finalizando
Prefeitos receberam um certificado e brindes da editora IMEPH como Livros, e do Prefeito Naldinho garrafas de Areia Colorida, em seguida Naldinho convidou a todos para um grande almoço na Pousada e Restaurante Beijo Mar com os Prefeitos, Vereadores, Deputado Souza Neto e demais representantes do Município .

Os Encontros Regionais vão acontecer uma vez por mês, cada vez em uma determinada região do Estado, somando um total de seis reuniões. A próxima etapa acontecerá na região Agreste, no dia 17 de junho. As temáticas que estarão sendo desenvolvidas foram selecionadas com base na indicação e sugestão de assuntos sugeridos por meio do site da FEMURN pelas gestões municipais.

Presidente da FEMURN Francisco da Silveira da Junior

Deputado Souza Neto