Tibau sedia o 1º Encontro Regional de Prefeitos da Costa Branca

Prefeitos do Costa Branca
A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), realizou nesta sexta-feira (15) o I Encontro Regional de Prefeitos da Costa Branca, nas dependências da Câmara Municipal de Tibau.

As atividades foram conduzidas pelo presidente da entidade, prefeito mossoroense: Francisco José da Silveira Júnior (PSD), o encontro envolveu mais de dez prefeitos e outros representantes das 18 prefeituras filiadas à Associação dos Municípios da Costa Branca (AMUCOSTA).

Discutiu-se sobre emendas ao Orçamento Geral do Estado (2016), Previdência Própria, consórcios ambientais e outras questões.

A iniciativa da FEMURN ainda vai gerar outros encontros em municípios polos do Rio Grande do Norte.

Prioritariamente, o enfoque é no sentido de que em cada região se faça estudo e produção de propostas (três) por área geopolítica do RN, para emendas ao orçamento. Governo e Assembleia Legislativa sinalizaram no sentido de acatamento da ideia apresentada pela FEMURN. “Não se trata de apresentar algo que é melhor para esse ou aquele município, mas seja representativo e estratégico para aquela região”, exemplificou Francisco José Júnior.

Responsabilidades
Presidente da AMUCOSTA, o prefeito de Tibau: Josinaldo Marcos de Souza (PSD), o “Naldinho”, agradeceu o prestígio da escolha de sua cidade para marcar o encontro. Disse ainda, que era preciso enfrentar as dificuldades com ação. “Nossas responsabilidades continuam crescendo e a receita municipal segue em queda. Não é fácil”, disse ao Blog.

O deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), o “Souza”, representando a Assembleia Legislativa e como parlamentar representante da região, discursou agora pela manhã. Defendeu a união e não a competição entre os municípios.

Parcerias
Segundo ele, o momento é de muita dificuldade e parcerias e projetos comuns podem atenuar os efeitos dessa crise. “Sou municipalista, fui vereador, vice-prefeito duas vezes e prefeito duas vezes (Areia Branca). Sei bem como é a realidade no município”, destacou.

Francisco José Júnior quer realizar mais cinco encontros até meados do segundo semestre, “para inovarmos com propostas ao Orçamento Participativo do Estado, pensando em projetos macro e não pontuais”, comentou .

Palestras 
representante do Instituto Brasileiro de Atuária, consultor Túlio Pinheiro Carvalho, que Ministrou uma palestra sobre Regime Próprio de Previdência Social como alternativa à gestão financeira do município , seguindo a finalidade dos encontros de dar subsídios aos gestores. 

O I Encontro Regional, contou ainda com a palestra sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos, ministrada por José Carneiro Filho, engenheiro civil, consultor, mestre em Estratégia e Administração Logística e doutorando em Saneamento pela Universidade Federal do Ceará.

Finalizando 
Prefeitos receberam um certificado e brindes da editora IMEPH como Livros, e do Prefeito Naldinho garrafas de Areia Colorida, em seguida Naldinho convidou a todos para um grande almoço na Pousada e Restaurante Beijo Mar com os Prefeitos, Vereadores, Deputado Souza Neto e demais representantes do Município .

Próximo 

Os Encontros Regionais vão acontecer uma vez por mês, cada vez em uma determinada região do Estado, somando um total de seis reuniões. A próxima etapa acontecerá na região Agreste, no dia 17 de junho. As temáticas que estarão sendo desenvolvidas foram selecionadas com base na indicação e sugestão de assuntos sugeridos por meio do site da FEMURN pelas gestões municipais.


Presidente da FEMURN Francisco da Silveira da Junior

Deputado Souza Neto

Prefeito de Tibau Josinaldo Marcos





Prefeito Ivan Jr sempre buscando melhorias para o Assu


Prefeito Mauricinho de Grossos

Prefeita Luana Bruno de Areia Branca


Naldinho recepciona Prefeitos com Almoço