Search
sexta-feira 22 junho 2018
  • :
  • :

Encceja 2018 – Oportunidade de Certificação do Ensino Fundamental e Médio de forma Gratuita!

Não terminou o Ensino Fundamental ou Médio ainda? A hora de obter o diploma é agora! Fique atento, a partir desta segunda-feira 16/04 estarão abertas as inscrições Encceja 2018. Confira o cronograma do Exame e acompanhe as datas!

Você é um dos milhares de brasileiros que pretendem realizar a prova do Encceja 2018? O exame nacional para certificação de competência de jovens e adultos tem sido um assunto bastante comentado e para evitar informações desencontradas, acompanhe esse artigo e fique por dentro de todas as regras importantes para se dar bem no Encceja 2018, fazer uma boa prova e conseguir o diploma do ensino fundamental ou médio.

O programa foi criado pelo Ministério da Educação, e tem como principal objetivo, construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio de uma avaliação intelectual. O Encceja tem sido muito procurado nos últimos anos, pois ele oferece a chance para brasileiros que não tiveram tempo de concluir os estudos em período regular, a alcançarem o diploma de Ensino Fundamental ou Médio, aumentando as expectativas de uma boa oportunidade de emprego e o ingresso em Universidades através do Enem ou Vestibulares.

O Encceja nada mais é do que uma simplificação do antigo Supletivo.  Muitos devem ter feito esse tipo de estudo para conseguir o diploma e o Encceja veio para simplificar a vida dessas pessoas com uma única prova (na verdade são quatro áreas específicas que contaremos logo mais no artigo), mas vale lembrar que mesmo sendo uma única prova, é preciso estudar muito – muito mesmo – usando as apostilas para o Encceja 2018.

Edital Encceja 2018 – Inscrições e Provas

No EDITAL Nº 15, DE 13 DE MARÇO DE 2018 EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS – ENCCEJA NACIONAL 2018, publicado no Diário Oficial da União, traz as seguintes informações:

As inscrições serão realizadas entre os dias 16/04 até as 23h59 do dia 27 do mesmo mês, horário oficial de Brasília. As provas do Encceja 2018 serão aplicadas em todas as unidades da Federação e ocorrerá no dia 5 de agosto de 2018, para o Ensinos Fundamental e Médio. Para mais informações acesse o edital: https://goo.gl/oMzVS4

Quem pode participar do Encceja 2018?

Inicialmente a prova é destinada para jovens e adultos brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada, mas para se inscrever é preciso seguir alguns requisitos, como por exemplo:

  • Quem busca o certificado de conclusão do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização do exame;
  • Quem busca o certificado de conclusão do ensino médio, é preciso ter, 18 (dezoito) anos ou mais;
  • Para ambas as provas, é preciso ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.